Presbiopia

A presbiopia é conhecida popularmente por vista cansada. Esta alteração relacionada com a idade é causada pela deterioração da capacidade de focagem do cristalino, tornando as imagens ao perto desfocadas. Estas alterações surgem por volta dos 45 anos de idade e o principal sintoma é a necessidade de alongar a distância de leitura.

Mas porquê é que a presbiopia aparece? 
O olho humano em repouso esta focado para ver bem ao longe e para a visão de perto, o cristalino tem de alterar a sua curvatura para que os raios de luz se foquem a retina. Quando o cristalino, por envelhecimento, perde esta capacidade, os sintomas de presbiopia aparecem. Como dissemos há pouco, este tipo de erro refractivo aparece por volta das 45 anos de idade, no entanto, as pessoas míopes conseguem ver bem ao perto por mais tempo.

As formas que actualmente existem para corrigir estas modificações da visão são o uso de óculos com lentes bifocais ou as mais modernas lentes progressivas. Cirurgia refractiva poderá também vir ser aplicada, no entanto para estes casos, ainda está no campo da investigação.