Cirurgia Cataratas

Cirurgia Cataratas

O QUE É CIRURGIA DA CATARATA?

A cirurgia da catarata é realizada por um médico oftalmologista. A operação decorre, normalmente, sob anestesia local, e o doente operado pode voltar para casa no próprio dia. Durante a operação o cristalino opacificado é extraído, por um sistema de ultra-sons, e substituído por uma lente intra-ocular artificial permanente. Esta lente é colocada no olho, no local anteriormente ocupado pelo cristalino, permitindo o restabelecimento da visão.

 

QUAL O RISCO DESTA OPERAÇÃO?

Hoje em dia, a cirurgia da catarata é um procedimento relativamente simples e rápido, com sucesso em mais de 90% dos casos.

No entanto, é importante frisar que, como em qualquer cirurgia, nunca pode existir uma garantia de sucesso absoluto.

QUAL O MOMENTO IDEAL PARA OPERAR A CATARATA?

As cataratas devem ser operadas a partir do momento em que a perda de visão torna difícil a realização das actividades diárias normais.

As cataratas não precisam de "amadurecer" para que possam ser removidas, como se pensava há uns anos atrás. Pelo contrário, as cataratas podem e devem ser operadas numa fase não muito avançada do seu desenvolvimento.

DEPOIS DA CIRUGIA?

A catarata removida não volta a aparecer. No entanto, num número reduzido de casos ocorre uma opacificação da estrutura natural que suporta a lente intra-ocular (cápsula). Nestas situações o oftalmologista restabelece a visão do doente através de um simples tratamento com laser.